img-fluid
8 de abril de 2022

Educação Financeira nas escolas

Sua vida teria sido diferente se tivesse aprendido como lidar com o dinheiro desde sempre?

Os brasileiros estão mais endividados do que nunca. Segundo uma pesquisa do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), o número de brasileiros com dívidas bateu recorde histórico em 2021. Segundo dados do Serasa de fevereiro deste ano, o número de inadimplentes no país ultrapassou os 65 milhões. Isso se deve, em grande parte, à pandemia e à crise econômica.

A situação atual traz o alerta para a importância da educação financeira. Pais, mães e responsáveis já reconhecem que quando se trata do tema, a regra é “quanto mais cedo, melhor.” A pesquisa Mozper sobre a evolução da educação financeira entre gerações aponta que aproximadamente 60% dos pais acreditam que o assunto deve ser ensinado também na escola.

No entanto, a educação financeira ainda é pouco explorada nas escolas, principalmente no ensino público. O resultado disso pode ser visto na avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2018: o Brasil ficou em 17º lugar entre 20 países na análise de competências financeiras.

Para mudar isso, ela foi incluída como um dos temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devendo ser abordada em diversas aulas e projetos. Além disso, o MEC (Ministério da Educação) trabalha em uma iniciativa com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para disseminar a educação financeira nas escolas brasileiras por meio da capacitação de professores. Ainda assim, mudanças como esta tendem a ser lentas e temos um longo caminho a percorrer.

No setor privado, as escolas tendem a investir mais no tema. Algumas oferecem a Educação Financeira como matéria obrigatória ou eletiva, enquanto outras a incluem no currículo em diferentes séries e projetos.

A educação financeira tanto em casa quanto nas escolas traz resultados. Especialistas afirmam que é um benefício tanto no presente, quando as famílias das crianças e adolescentes entram em contato com o assunto, como no longo prazo, já que a educação financeira também tem potencial para mudar o futuro do país.

O Mozper oferece as ferramentas para facilitar a educação financeira das crianças e adolescentes, podendo ser inclusive um aliado das escolas na abordagem do tema. Assim, adultos e jovens podem conversar sobre dinheiro, entender as necessidades de consumo sem surpresas ao longo do caminho, e se educar para uma vida financeiramente responsável, de maneira fácil e divertida.

Editor Mozper
por Somos a equipe de produto e marketing da Mozper Brasil e criamos conteúdos para acompanhar nossos usuários na educação financeira de seus filhos.
Desenvolva habilidades financeiras com facilidade
22 abril

Desenvolva habilidades financeiras com facilidade

Editor Mozper
por Editor Mozper < 1 minutos de leitura
ler mais
Ensine seu filho a não gastar tanto no videogame
12 abril

Ensine seu filho a não gastar tanto no videogame

Editor Mozper
por Editor Mozper < 1 minutos de leitura
ler mais
Economizando com o cashback da Mozper
28 fevereiro

Economizando com o cashback da Mozper

Editor Mozper
por Editor Mozper 2 minutos de leitura
ler mais