img-fluid
4 de outubro de 2021

Finanças em ordem

Sua vida teria sido diferente se tivesse aprendido como lidar com o dinheiro desde sempre?

É essencial gerenciar eficientemente e manter o controle sobre qual % de sua receita você gasta em Despesas Fixas, Variáveis ​​e Poupança.

A seguir, veremos cada um deles em detalhes:

Despesas fixas

Despesas Fixas são aquelas que você paga mensalmente. Eles não se importam se você perdeu seu emprego, se um membro da família adoeceu ou o que quer que tenha acontecido em sua vida, você tem que pagar a eles o mesmo! Por isso é importante saber o que são, para que em caso de qualquer eventualidade nos seus rendimentos tenha a certeza de quanto dinheiro necessita para cobrir as suas despesas fixas. Alguns exemplos dessas despesas são: aluguel, despesas, assistência social, seguros, escola, serviços como luz, gás ou água, entre outros. E o somatório de todas essas despesas não deve ultrapassar 50%, pois se isso acontecer significaria que você está vivendo além de suas possibilidades e sua economia pode ter um alto risco de instabilidade.

Uma informação muito importante é que as compras que você faz com cartão de crédito SÃO DESPESAS FIXAS! Já o cartão, para usar corretamente, sim ou sim devemos pagar o total todo mês. O que implica que cada vez que você compra algo com seu cartão de crédito, você provavelmente está convertendo uma despesa variável em uma despesa fixa.

Despesas variáveis

Despesas Variáveis ​​são aquelas que também estão disponíveis todos os meses ou não mas os seus valores variam de mês para mês e também tenho a possibilidade de escolher o valor que vou gastar em cada uma dessas despesas. Por exemplo, Alimentação é uma despesa que varia mês a mês e se eu quisesse gastar menos, poderia fazê-lo ao contrário das despesas fixas, onde não posso alterar o valor a pagar. Outros exemplos são: passeios, entretenimento, viagens, diárias, hobbies, extras, etc. A soma total dessas despesas não deve ultrapassar 30% de sua receita!

Poupança

E a economia que resta de 20% deve ser dividida em Fundo de Emergência, objetivos de curto, médio e longo prazo.

Se você deseja saber como estão suas despesas e se cumpre com essa boa prática conhecida como 50/30/20, você pode acessar o seguinte link para baixar nossas planilhas excel que permite registrar suas despesas.

Editor Mozper
por Somos a equipe de produto e marketing da Mozper Brasil e criamos conteúdos para acompanhar nossos usuários na educação financeira de seus filhos.
Desenvolva habilidades financeiras com facilidade
22 abril

Desenvolva habilidades financeiras com facilidade

Editor Mozper
por Editor Mozper < 1 minutos de leitura
ler mais
Ensine seu filho a não gastar tanto no videogame
12 abril

Ensine seu filho a não gastar tanto no videogame

Editor Mozper
por Editor Mozper < 1 minutos de leitura
ler mais
Economizando com o cashback da Mozper
28 fevereiro

Economizando com o cashback da Mozper

Editor Mozper
por Editor Mozper 2 minutos de leitura
ler mais