img-fluid
29 de novembro de 2021

Regra 50–15–35

Sua vida teria sido diferente se tivesse aprendido como lidar com o dinheiro desde sempre?

É uma forma de você organizar seu orçamento dividindo seu rendimento em três áreas distintas:

50% para gastos essenciais

15% para prioridades financeiras

35% para seu estilo de vida

– GASTOS ESSENCIAIS: consideram-se os gastos essenciais, aquelas despesas fixas do mês como: aluguel, condomínio, luz, água, transporte, plano de saúde, mensalidade escolar e demais contas de consumo.

O ideal é que 50% seja suficiente para dar conta de todas as despesas. Se conseguir que o consumo essencial seja menor que 50% você pode optar por remanejar o excedente para as outras áreas. Se, por ventura, seu consumo exceder os 50% previstos para os gastos essenciais, será necessário rever seu padrão de vida e reorganizar suas contas.

– PRIORIDADES FINANCEIRAS: nesta categoria você deve avaliar suas dívidas em aberto e valores que você gostaria de investir. Embora pareça secundário ou até menos importante, esta reserva é de suma importância para situações de emergência que, eventualmente, possam surgir ou para o pagamento de dívidas. Mas se você se enquadra na seleta lista de pessoas que conseguem gerir seu orçamento de modo a não ter dívidas, você pode utilizar esse percentual para aplicações e investimentos em curto, médio e longo prazo.

– ESTILO DE VIDA: aqui entra tudo que você faz no seus hobbies e hábitos de lazer como ir a restaurantes, academia, viajar, compras e outras atividades que você considera importante para o seu lifestyle. Se em algum mês seu orçamento foi extrapolado, é aqui nesta categoria que você deve economizar!

A ideia da regra 50–15–35 é você conseguir distribuir seus gastos com inteligência, enxergar melhor quais são suas despesas e para onde vai o seu dinheiro. A partir daí, você pode pode ter um controle financeiro de seus gastos e criar um planejamento mensal para cada uma dessas categorias e adaptá-las conforme sua realidade.

Você acha que esta regra serve para você?

Editor Mozper
por Somos a equipe de produto e marketing da Mozper Brasil e criamos conteúdos para acompanhar nossos usuários na educação financeira de seus filhos.
Desenvolva habilidades financeiras com facilidade
22 abril

Desenvolva habilidades financeiras com facilidade

Editor Mozper
por Editor Mozper < 1 minutos de leitura
ler mais
Ensine seu filho a não gastar tanto no videogame
12 abril

Ensine seu filho a não gastar tanto no videogame

Editor Mozper
por Editor Mozper < 1 minutos de leitura
ler mais
Economizando com o cashback da Mozper
28 fevereiro

Economizando com o cashback da Mozper

Editor Mozper
por Editor Mozper 2 minutos de leitura
ler mais